
Conselheiro Juliotti: “Continuarei a cobrar uma solução definitiva nesta democrática tribuna ou em outras que porventura venha a ocupar”.
Durante a 47ª Sessão Ordinária Administrativa do Conselho Superior do Ministério Público (CSMP-SP) realizada nesta terça-feira, 21/03, o Conselheiro Pedro de Jesus Juliotti voltou a cobrar uma solução para a problemática do e-SAJ, sistema digital utilizado pelo Ministério Público. Juliotti relatou que desde a época em que integrava o Órgão Especial, em 2017, ele já buscava uma solução para o problema, diante das “barreiras e dificuldades criadas pelo e-SAJ, que não funciona a contento, são gritantes”.

Na reunião, Juliotti foi enfático ao perguntar ao Procurador-Geral de Justiça Mario Luiz Sarrubbo o que efetivamente estava sendo feito para aprimorar o sistema. O Conselheiro novamente destacou as dificuldades enfrentadas pelos Procuradores e Promotores de Justiça que utilizam o e-SAJ. Ele também mencionou que em uma sessão mais recente do Conselho Superior, o Diretor-Geral do Ministério Público, Michel Betenjane Romano, foi convidado a comparecer para uma exposição sobre o sistema. Todavia, pouco foi resolvido.
Apesar de reconhecer que houve alguma evolução, o Conselheiro Juliotti afirmou que o e-SAJ ainda apresenta problemas e dificulta a atividade dos Procuradores e Promotores de Justiça na linha de frente. Ele conclui afirmando que continuará a cobrar uma solução definitiva para o problema. Leia a seguir a íntegra do pronunciamento do Conselheiro Juliotti:
“Senhor Procurador-Geral, em sessão deste colegiado, realizada em 29/07/2022, também sob a presidência de Vossa Excelência, a problemática do e-SAJ voltou a ser discutida e na oportunidade foi aprovado requerimento do Conselheiro Dr. Antonio Carlos da Ponte para que o Diretor-Geral do Ministério Público fosse convidado a comparecer neste Conselho Superior para uma exposição a respeito do sistema digital utilizado pelo Ministério Público. O Diretor Geral compareceu neste e. Conselho Superior e, em uma sessão extraordinária, fez uma longa e detalhada exposição e respondeu perguntas sobre a problemática do e.SAJ. Passados 06 anos da minha primeira manifestação, no Órgão Especial, pergunto qual a situação atual do e-SAJ? Respondo, é certo que houve uma evolução, mas continua apresentado problemas e dificultando sobremaneira a atividade dos Procuradores e Promotores de Justiça que atuam na linha de frente. Por isso resolvi fazer um novo registro sobre os problemas do E-SAJ na sessão de hoje, na esperança de que ainda sejam resolvidos, caso contrário, continuarei a cobrar uma solução definitiva nesta democrática tribuna ou em outras que porventura venha a ocupar”.
Em resposta, o Procurador-Geral de Justiça (PGJ), Mario Luiz Sarrubbo, disse que o Ministério Público de São Paulo está adotando um novo sistema para melhorar a gestão de processos digitais em todo o Estado. Ele esclareceu que o novo sistema SAJ-MP já está sendo implantado em algumas Promotorias de Justiça desde o final de 2020 e início de 2021, com grande sucesso e sem reclamações significativas por parte dos Promotores de Justiça.
De acordo com o PGJ, atualmente 85 Promotorias de Justiça em todo o Estado já estão trabalhando com o sistema SAJ, e outras cinco serão incluídas na próxima semana. O novo sistema também está sendo implementado pela Sub-Procuradoria Jurídica para trabalhos de segunda instância, depois de alguns ajustes terem sido solicitados quando o sistema foi instalado na Procuradoria de Justiça de Habeas Corpus e Mandado de Segurança.
Ainda segundo o PGJ, a implantação do sistema SAJ está acelerando a cada semana, e espera-se que mais da metade do Ministério Público de São Paulo esteja usando o novo sistema em breve. O objetivo, segundo ele, é entregar o novo sistema em abril de 2024, com o sistema SAJ para o processo digital e o SIS-MP Digital e MP Integrado para o extra-judicial.
Enfatizou o PGJ que o sistema SAJ-MP foi escolhido como a melhor solução para o Ministério Público de São Paulo, após a análise e discussão exaustiva de alternativas. A implementação do novo sistema, segundo ele, irá melhorar significativamente a eficiência e efetividade do Ministério Público em todo o estado, trazendo benefícios para Promotores, Procuradores e para a população em geral.
Clique aqui para assistir ao pronunciamento do Conselheiro Pedro de Jesus Juliotti
Clique aqui para assistir ao pronunciamento do Conselheiro Saad Mazloum
Clique aqui para assistir ao pronunciamento do Procurador-Geral de Justiça, Doutor Mario Luiz Sarrubbo
Clique aqui para ler o que já publicamos sobre o e-Saj