
Os Diretores da Associação Paulista do Ministério Público (APMP) deliberaram que não enviarão mais aos associados o nosso Informativo sobre o CSMP, “porquanto tais Órgãos, fracionários ou colegiados, já possuem meios próprios para divulgação das matérias de seu interesse ou de interesse de seus integrantes” .
O direito de acesso à informação está profundamente relacionado com a liberdade de expressão. São ambos os princípios “irmãos siameses”. O verso e o reverso da mesma moeda. Um não sobrevive ou é inútil sem o outro.
A Informação deve ser qualificada, compreensível, isenta. Tais qualidades nem sempre estão todas presentes em uma única fonte. E é natural e compreensível que assim seja, na medida em que toda e qualquer fonte de informação, ainda que “oficial”, representará sempre a visão daqueles que formularam a informação, suas experiências, seus interesses e motivações políticas, ideológicas.
Daí a necessidade de, tanto quanto possível, para efetivação e concretização destes relevantes princípios, diversas sejam as fontes de informação, diversos sejam os pontos de vista, permitindo aos destinatários, cidadãos, membros do Ministério Público, a formulação de suas próprias convicções, formação de juízos e opiniões.
Portanto, prezada e prezado colega, continuaremos levando até você, por outros meios, informações relevantes envolvendo o Ministério Público e seus Órgãos, fracionários ou colegiados – informações sob uma perspectiva crítica e nem sempre coincidente àquela oficial. E é natural que assim seja. A democracia é assim.
Você pode subscrever nossa newsletter cadastrando-se aqui.
Avante!